domingo, 30 de setembro de 2007

Tux Type

O Tux Type é um programa que ajuda as crianças a procurarem e a terem consciência das teclas alfa-numéricas no teclado vendo o seu correcto posicionamento, para posteriormente ser mais fácil para eles dactilografar.

Quando o utilizamos as crianças gostam imenso e sentem-se bastante motivadas e interessadas no que estão a fazer, uma vez que estas actividades são acompanhadas por efeitos sonoros, o que os que os cativa bastante. Uma outra razão é a possibilidade que este programa tem de mudar de nível e com ele alteram também os efeitos visuais do programa, o que faz com que as crianças se tornem competetivos (saudavelmente) e queiram atingir o melhor resultado.


Se quiserem experimentar descarreguem o programa através deste site ;)http://tuxtype.sourceforge.net/download/

Tux Paint

O Tux Paint é um programa de desenho fácil de utilizar, que ajuda as crianças a manusearem correctamente o rato de uma forma criativa e divertida, visto que tem muitas ferramentas e muitos efeitos sonoros.


Quando o utilizamos as crianças gostam imenso e sentem-se bastante motivadas e interessadas no que estão a fazer.


É bastante divertido vê-las assim entusiasmadas.


Deixo-vos aqui a imagem da janela que caracteriza o programa, e para o caso de terem alguma curiosidade podem ainda fazer o download no seguinte site :

http://www.tuxpaint.org/download/

domingo, 16 de setembro de 2007

Crianças ... com infância!

"São aquelas que "perderam direitos adquiridos" pelo nascimento de um irmão mais novo, que vêem reduzidos o afecto, a atenção, e todos os cuidados até então recebidos, que sentem que tudo foi transferido para aquele novo ser que usurpou o seu lugar.

São obrigadas a crescer rapidamente para cuidar dos irmãos mais novos, perdendo a noção da sua própria infância.

São ainda literalmente rejeitadas, retiradas do seu próprio lar, dos braços da mãe, para viver com um outro familiar.

Estas situações são, a maior parte das vezes, a fonte de problemas de integração social que se vão adensando ao longo da vida. Estas crianças isolam-se, não brincam, não dividem alegrias nem tristezas, crescem sem saber partilhar nem amar, tornam-se egoístas, não conhecem o sentido da generosidade e da solidariedade, tornam-se agressivas, contam só com elas próprias, tudo fazendo para, sozinhos, conseguirem aquilo que, para o bem e para o mal, entendem que é o melhor para eles.

É neste contexto que temos de reflectir sobre a forma de estar de muitos dos alunos que frequentam as nossas escolas.


Como é que estas crianças vivem a sua escolaridade? Na verdade são bem visíveis os sinais de revolta.


Crianças de olhar triste ...
Rosto carregado ... magoado!
Pensamento desorganizado!
Comportamento desadequado!
Quase sempre .. o insucesso!


Nós, professores, somos a escola que eles rejeitam. Compete-nos tentar corrigir comportamentos, criar afectividades, educar para a compreensão do outro. É uma tarefa árdua e muitas vezes impossível. Mas se tivermos força para não desistir, estamos certos de que vamos contribuindo para um mundo melhor"
LLoureiro


Retirei este texto de uma revista escolar porque é importante realmente começarmos a pensar em todos os problemas que as nossas crianças hoje em dia apresentam e, que é necessário trabalhá-los e dar-lhes mais espaço para melhorarem as suas perspectivas e as suas vivências. É necessário fazer que eles cresçam mais saudáveis e melhores nas suas relações com os outros e consigo mesmo.

Ser um bom professor é ...

Adoptar o ensino aos alunos;
Ajudar a crescer e encontrar o caminho;
Ajudar os alunos a ultrapassar as dificuldades;
Dar aulas com prazer;
Dar sentido à escola;
Diversificar materiais e estratégias;
É saber fazer a diferença;
É ser justo e firme nas suas decisões;
Explicar bem e tirar dúvidas;
Fazer despertar o interesse e curiosidade;
Ir para as aulas com um sorriso;
Manter uma boa relação com os alunos;
Respeitar e ser respeitado;
Ser disponível, compreensivo, trabalhador, amigo,
rigoroso, empenhado e simpático;
Ser um bom professor é gostar de o ser;
Ser um bom professor é motivar os alunos sem nunca
lhes dizer que é um caso perdido!...
Tornar o difícil fácil.

Texto escrito por alguns alunos do 8.º ano que gostei muito e concordei com eles, por isso resolvi partilhá-lo com todos vocês.

Educar é...

As AEC - TIC no Concelho de Arcos de Valdevez

Este ano lectivo 07/08, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez optou por estender as suas Actividades de Enriquecimento Curricular para os alunos do 1.º e 2.º ano na área das TIC. Para isso contratou 4 formadores para serem distribuidos por todas as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho, de forma a poderem desenvolver esse projecto.

As escolas onde irei intervir neste Projecto são: a EB1 Côto do Seixo - Grade, a EB1 Casas Novas - Guilhadeses e na EB1 Sede - Arcos de Valdevez nas turmas sede 1 e sede 8. O tempo que iremos intervir em cada uma das turmas será de 45 min. por semana, no horário compreendido entre as 16h e as 17:30h.

Espero que este novo projecto em que me encontro envolvida corra bem e, que vejamos os resultados alcançados com sucesso por parte dos alunos. Eu vou tentar dar o meu melhor e, investir em todas as sessões. Mesmo que por vezes seja complicado devido ao n.º de alunos não ser compatível com o número de equipamentos disponíveis na escola, mas tentarei ajustar novas metodologias de forma a que todos passem pela experiência de experimentar o computador e de aprender quais as suas capacidades.

Desde já agradeço o convite feito pelo Dr. Nuno Soares para fazer parte deste novo projecto e por acreditar no meu trabalho. Acredite que irei dar o meu melhor, para que resulte da melhor forma.

Depois desta breve apresentação vamos agora pôr mãos à obra e investir o máximo neste novo projecto. Quero também desejar um bom trabalho aos meus colegas e que contem comigo para o que precisarem.